Envolvendo as Crianças nasTarefas Domésticas

02/08/2010 16:20

Tarefas domésticas de acordo com a Idade

 

 

A garotada pode e deve ajudar nas tarefas domésticas. Basta ensinar do jeito certo, de acordo com a faixa etária

Arrumar a casa não precisa ser tarefa de uma pessoa só. As crianças podem, sim, ajudar. Inclusive os meninos! Tudo depende da idade e do jeito como você ensina. Além disso, será uma ótima oportunidade de convivência com os filhos: “As crianças cobram muito a presença dos pais. Solicitar o auxílio delas nas tarefas domésticas pode ser uma forma de todos interagirem, além de terminar o serviço mais rápido e sobrar mais tempo livre para ficarem juntos”, indica a psicóloga educacional Salete Balbino, de São Paulo. Para conseguir cumprir o desafio, siga os conselhos da especialista, lembrando-se que, para evitar qualquer tipo de acidente, você deve sempre supervisionar o trabalho dos pequenos e não os sobrecarregar.

1. COMEÇAR CEDO: Ensine-as a ajudar desde pequenas. É importante a criança perceber a importância de auxiliar nas tarefas domésticas. Fazendo isso, você a incentivará também a cooperar com outras pessoas e a se exercitar 
2. SEJA DEMOCRÁTICA: Liste as tarefas e peça a elas para escolher algumas. Vale tirar pó, passar aspirador, limpar os vidros... Tudo vai depender da idade. Porém, não se esqueça de priorizar o tempo para brincar e estudar!
3. ESTIMULE  SEMPRE: Faça uma gincana. Quem conseguir cumprir tudo ganha um prêmio no fim da semana. Isso deixará o serviço bem mais divertido.
4. ADEUS, MACHISMO: Foi-se o tempo em que os meninos não colaboravam nos afazeres domésticos por acreditarem ser “coisa de mulher”. Cobre dos garotos tanto quanto das meninas!5. ELOGIE BASTANTE: Independentemente da tarefa ter sido bem executada, não custa parabenizar pelo trabalho. “O elogio faz a criança se sentir importante e serve de estímulo”, explica Salete. Se o serviço não ficar perfeito, explique melhor e com calma da próxima vez. 
 
Cada idade, uma tarefa

2 A 3 ANOS :: Podem guardar os brinquedos, alimentar o bicho de estimação, ajudar a arrumar a cama e levar a roupa suja ao cesto,limpar o pó  

4 A 5 ANOS :: Sabem arrumar a cama,levar a roupa suja ao cesto, arrumar brinquedos e livros,participar na preparação das refeições, ajudar a pôr a mesa, auxiliar a guardar as compras e varrer com vassourinhas de brinquedo, limpar o pó,alimentar bicho de estimação

 6 A 8 ANOS :: Conseguem arrumar a bagunça que fazem, regar as plantas e guardar a roupa limpa no armário e todas as tarefas acima.“Essas atividades podem e devem fazer parte da rotina diária das crianças”

9 A 10 ANOS :: Estão aptas a lavar a louça, cuidar das plantas, varrer e aspirar a casa. Começarão a reclamar, pois terão de ir à escola e dar conta das tarefas de casa. Vale “negociar” com elas. “Exigir que façam tudo não é legal. Elas devem entender a importância e não considerar isso uma obrigação”
11 ANOS OU MAIS :: Limpam janelas, lustram móveis e lavam o chão,ajudar a estender e apanhar roupa, arrumar roupa no lugares apropriado,limpar o banheiro, ajudar a lavar o carro, jardim. Explique que precisa de ajuda, não sendo justo arcar com tudo sozinha. Acrescente que o quanto antes acabarem, mais rápido poderão se divertir.

Dicas para os pais  

  • Crie uma atmosfera entusiástica. Deixe seus filhos animados com as recompensas que vão ganhar se limparem seus quartos, manterem a casa organizada e fizerem suas tarefas. Deixe-os saber que a família é uma unidade de cooperação para a sobrevivência de todos, que eles são membros amados e valiosos da família e que mereceram este posto por serem uma parte que contribui para isto.
  • Organize um sistema de controle efetivo usando recompensas merecidas e elogios que sejam precisos e confiáveis para todos. Eu sugiro que seja feito um sistema de pontos que sejam somados, virando uma mesada que as crianças possam gastar com o que quiserem. Se eles querem aquele videogame, ou alguma outra coisa que seja realmente importante para eles, eles vão saber que consegui-la será um resultado direto de seus esforços.
  • Seja encorajador. Não faça com que se sintam mal quando errarem, mas quando o fizerem, tire pontos de recompensa. Deixe com que saibam que sempre haverá a semana que vem e que então farão melhor, mas não balance. Tem que ser tão real quanto como se eles estivessem indo para um trabalho e sendo pagos por produção. As regras acordadas devem ser mantidas e eles devem saber que são firmes. Isto tem que afetar diretamente o que eles consideram ser importante para suas sobrevivências.
  • Também consulte os interesses delas. Elas têm suas próprias razões e incentivos para manter seus quartos e a casa limpos? Converse com elas, pergunte-as, por exemplo, em que seria bom para elas e guie-as gentilmente a descobrir razões próprias para limparem o quarto, etc. Elas não precisam responder de uma vez, não fique frustrado, deixe-as pensar sobre o assunto. 
  • Se elas quiserem pontos extras para merecer algo especial ou para melhorar sua pontuação, deixe trabalhos extras disponíveis além das obrigações que os ajudarão a consegui-los, como fazer uma das tarefas dos pais por um tempo ou algum projeto especial para a casa e família. 
  • Se a criança fizer algo que merece um grande castigo, ao invés de deixá-la “presa no quarto ” por um longo tempo, deixe-a utilizar os trabalhos extras para ficar bem mais rapidamente. 
  • Eu não acredito em tirar crianças de “eventos sociais” como uma forma de punição, especialmente se eles já estão organizados e preparados para tal. Assim como seus amigos ficariam ofendidos se você não fosse a festa deles, eles têm responsabilidades com os amigos também. É importante que eles aprendam a honrar seus compromissos, mesmo que seja uma festa de aniversário de seis anos. Talvez um filme na Sexta-feira à noite seja uma possível recompensa pelos pontos ganhos, mas isto é algo que não é certo ou prometido até que os pontos sejam ganhos. 
  • Quando responsabilidades, recompensas e punições são ocasionais e não específicas, quando não há consistência na rotina ou contagem das ações se fica confuso e não complacente, é mais provável que se chegue ao ponto de estar cheio. 
  • Frases gritadas como “Você é um desajeitado completo”. “Está de castigo por um mês” e “não vai ganhar a bicicleta que quer” são prejudiciais à relação entre pais e filhos. Tente não se afastar inadvertidamente do pai ou mãe amoroso que você realmente é. E as crianças sabem – ou eles ganham a bicicleta de qualquer forma sem melhorarem se você é mole, ou vão simplesmente desistir apaticamente de ser uma parte do time se você negar completamente uma coisa que eles querem desesperadamente sem oportunidade de se redimir. Com os dois extremos você acaba sem o controle. 
  • Crianças precisam e adoram o controle carinhoso e efetivo mesmo que reclamem dele. Apenas persista – eles serão vencedores no final e você também. Utilizando um sistema ajustado de recompensa – sendo positivo e firme com relação a ele – eles vão ganhar um censo alto de moral e competência pelo trabalho feito, e um senso real de realização quando eles realmente merecem suas recompensas. 
  •  As tarefas para ganhar as recompensas podem mudar semanalmente e com mais de uma criança, o ganhador do maior número de pontos pode escolher suas tarefas favoritas e o com menos pontos fica com o que sobrar. Faça com que as tarefas em casa sejam compatíveis com a idade e habilidades das crianças para que elas tenham chances justas de ganhar.
  • Milagres podem acontecer com a atitude certa, boa comunicação e bons sistemas!
  • Lembrem-se, os nossos filhos precisam da nossa presença mais do que dos nossos presentes. Pensem nisso.

 

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